Como passar em Concursos (Aprenda a Estudar) Veja AGORA!

Como passar em Concursos? Para responder essa pergunta preciso te falar que ao longo desses seis anos trabalhando com técnicas de estudo desenvolvi o conceito que aprender é um conjunto de três fatores:

  • entender,
  • lembrar e
  • saber transmitir determinado conhecimento.

O seu planejamento terá passos específicos para cada uma dessas atividades, mas preciso te mostrar o que pode gerar mais resultados ao cumprir cada uma dessas etapas.

Porque é só assim que você conseguirá dar um passo adiante do seu concorrente.

Como passar em Concursos (Etapa 1 de 3)
Conhecer a Matéria

Para te explicar como entender a matéria de um novo conteúdo, preciso te apresentar os três passos da formação teórica:

  • conhecer a matéria,
  • descobrir o que é + importante e
  • elaborar o seu material de revisão.

Passo 1: Entender a Matéria

É apenas nesse momento da sua preparação que você deve utilizar vídeo aulas, cursos em PDF, apostilas ou livros… Depois disso, você não vai precisar mais desses materiais. Que isso fique bem claro! Afinal, o que você quer mesmo é aprender como passar em concursos, não é?

Eu não quero que você seja apenas mais uma pessoa dependente de material teórico. Você não vai passar fazendo o mesmo que todos os candidatos…

2 coisas podem influenciar na sua capacidade de entender a matéria: a didática do seu material teórico e o tipo de leitura que você utiliza.

A didática do seu material teórico porque você pode ter uma facilidade enorme para pegar conteúdo novo, mas se o seu professor não souber formas de fazer o conhecimento dele chegar até você de forma clara, você pode ser prejudicado.

E quanto ao tipo de leitura, pois se você lê muito rápido o material teórico de um assunto que você não conhece ou tem dificuldade, é bem provável que não conseguirá entender da melhor forma o conteúdo.

E ficará sempre voltando ao material teórico porque fica dizendo que não entendeu direito a matéria.

Passo 2: Descobrir o que é + importante

Ao mesmo tempo que você vê o seu material teórico é necessário registrar as informações mais importantes.

É claro que você precisa de critérios inteligentes para saber definir o que será ou não inserido em seus resumos e mapas

Marcos, mas você pode me dar um exemplo claro disso?

Ok, vou te apresentar agora. O meu objetivo é te mostrar como passar em concursos.

Você pode tanto encontrar quais são os assuntos mais recorrentes, como também, pode descobrir o que é mais cobrado em cada assunto, em cada uma das bancas examinadoras.

Em português, excetuando-se interpretação de textos que é bastante cobrado em qualquer banca, é possível ver que alguns assuntos são mais recorrentes…

Ótimo, você percebeu que é possível definir quais são os assuntos mais recorrentes, mas vamos observar, como exemplo, como cada banca se comporta em um assunto de informática, a segurança da informação…

Percebeu o quanto é diferente o perfil de cada banca, em cada assunto…

Assim você pode concentrar seu tempo naquilo que traz mais resultado. E você pode fazer isso em todos os assuntos do seu concurso…

Passo 3: Elaborar o Material de Revisão

Então preciso dizer que 2 coisas influenciam a qualidade do seu material de revisão, o que você insere nele e como você organiza essas informações.

Acabamos de conversar sobre o que você insere em seus resumos e mapas mentais.

Agora vamos falar do segundo aspecto da qualidade do seu material de revisão, a organização das informações.

Imagine ter um dicionário cheio de palavras que não estão organizadas por ordem alfabética. É dramático, porque você terá que contar com a sorte para achar o significado que procura…

Assim pode acontecer com a sua memória…

Imagine anotar informações valiosas para o seu concurso, mas que estejam desorganizadas no seu material de revisão…

O seu cérebro simplesmente vai se perder em meio a tantas informações. E assim você estará longe do conceito “como passar em concursos”

Esse é um exemplo do material de revisão de um aluno antes de entrar no meu acompanhamento de estudo…

Como passar em Concursos: resumo mal elaborado
Como passar em Concursos: resumo mal elaborado

Observe agora como organizar as informações mais importantes…

Resumo Esquematizado: Como passar em Concursos
Como passar em Concursos: Resumo Esquematizado

Portanto, pergunte-se sobre quais são os critérios que você utiliza para definir o que inserir no seu material de revisão e como organiza essas informações. Isso vai te ajudar de uma forma surpreendente.

Como passar em Concursos (Etapa 2 de 3)
Lembrar do Conteúdo

Memorização Como passar em Concursos
Como passar em Concursos Memorização

Após a realização de formação teórica, desenvolver a forma como você lembra das informações + importantes deve ser a segunda etapa do processo de aprendizagem…

Perceba que você já começou a subir de nível, mas também preciso deixar claro que para se sustentar nesse ambiente é necessário uma boa estratégia…

3 fatores podem influenciar de forma direta a facilidade que você terá ou não para lembrar da matéria na hora da prova:

  • a frequência de revisões,
  • a qualidade do seu material de revisão e
  • a técnica que utiliza para rever a matéria.

A qualidade do material de revisão já foi apresentada para você, mas preciso te falar porque cada um dos aspectos desse fator vai dizer o quão sucedido será no primeiro e terceiro fator da memorização.

Deixa eu te explicar melhor…

O primeiro aspecto da qualidade do material de revisão é o que você insere nele.

Se você criar resumos e mapas gigantescos, justamente por não saber definir o que é relevante ou não para ser registrado, a frequência de revisões será prejudicada. Isso acontece porque você vai demorar mais tempo para rever a matéria e consequentemente, mais tempo para voltar a revisar o mesmo assunto.

Em outras palavras, o seu foco no que é mais importante será menor…

Por outro lado, o segundo aspecto da qualidade do material de revisão é a forma como você organiza as informações.

Imagine que você tenha criado um resumo totalmente desorganizado, o que pode acontecer é que você não consiga perceber como cada uma das informações mais importantes pode ser trabalhada de forma diferente em prova.

Então podemos afirmar que o segundo aspecto da qualidade do material de revisão influência na técnica que será utilizada durante a etapa de revisões.

Se você vai utilizar uma revisão lógica, sequencial ou semântica.

Eu acredito que todas essas informações que te passei são extremamente valiosas para ser mais produtivo que seu concorrente e lembrar das informações na hora da prova.

Mas não adianta nada você entender os 3 fatores da memorização se você não sabe como funciona a sua memória.

Clique aqui e inscreva-se no meu Curso Completo, pois em uma das aulas eu ensino exatamente tudo que você precisa saber como Como Funciona a sua Memória

Como passar em Concursos (Etapa 3 de 3)
Transmitir seu conhecimento…

Como passar em Concursos: Respondendo Prova
Como passar em Concursos: Respondendo Prova

Após saber alguns detalhes da formação teórica e do processo de memorização, você precisa desenvolver a forma como transmite o seu conhecimento para a prova.

Enfim, você quer apenas começar a se preparar e fazer exatamente o mesmo que a maioria das pessoas, ou deseja chegar ao lugar que poucos chegam?

Em outras palavras, você quer estudar por anos e contar com o esforço para que em algum momento seja aprovado ou deseja aplicar métodos que aceleram a aprovação para conseguir o cargo público muito antes do que a maioria dos seus concorrentes?

Vamos conversar sobre a terceira etapa do processo de aprendizagem, desenvolver a forma como transmite o seu conhecimento.

Para isso, vamos falar sobre dois pontos importantes:

  • a didática do professor vs aluno
  • os erros de atenção e interpretação

Didática do Professor… vs Aluno

Lembra quando você fazia ensino médio… Você provavelmente entendia melhor a matéria com alguns professores…

Com outros, pode ser que você não entendia absolutamente nada…

Agora eu te faço outra pergunta…

Aquele professor que você não entendia nadica de nada, ele conhecia e lembrava do conteúdo?

Provavelmente sim, concorda?

Você só não entendia a matéria por causa do terceiro fator da aprendizagem do seu professor, ou seja, a forma como ele transmitia o conhecimento.

Isso pode acontecer com o candidato em prova? É claro!

Em algumas questões você pode conhecer a matéria, lembrar do conteúdo, mas errar a questão por não saber transmitir o seu conhecimento de acordo com o perfil da sua banca examinadora.

A forma como transmite o conhecimento, seja o professor ou o aluno, eu chamo de didática.

Bom, agora que introduzi o tema, preciso te mostrar quais são os dois motivos que mais prejudicam a forma como você transmite seu conhecimento: a falta de atenção e a incapacidade de interpretação.

Erros de Atenção e Interpretação

Você já percebeu que mesmo conhecendo e lembrando da matéria, você pode errar uma questão?

Isso geralmente acontece por falta de atenção ou incapacidade de interpretação da questão com a mesma perspectiva de formulação do examinador.

Diversos fatores podem influenciar para piorar ou melhorar esse ponto da sua preparação. Mas o que julgo mais importante, é a forma como você analisa questões em prova…

Você tem dificuldade de entender o ponto principal do comando de algumas questões? Conhece a matéria, mas fica em dúvida quanto a resposta de determinada questão?

Existem soluções para isso? Sim! E é uma das coisas que te ajuda alavancar sua produtividade para realmente saber como passar em concursos.

Você precisa reformular enunciados e alternativas, a partir de tópicos frasais e palavras-chave, pois assim você evitará as pegadinhas do examinador e terá uma capacidade de interpretação similar a forma como o examinador exatamente pensou para formular a pergunta que deseja responder.

Essa é uma técnica que criei, a partir de paráfrases de enunciados e alternativas, por meio de tópicos frasais e palavras-chave, para que você consiga pegar questões de 6, 7, até 8 linhas…

E transformar em uma pergunta direta de uma linha só.

É definitivamente um diferencial que a maioria das pessoas desconhecem…

Bom! Se o seu objetivo é sair da grande massa de candidatos que não são a aprovados, então você precisa aplicar tudo isso que eu te expliquei nesse texto.

No entanto, caso você seja como eu, que aprendo muito mais vendo tudo isso na prática do que apenas lendo sobre o conteúdo…

… eu indico que você participe do meu curso Completo: Mapa da Aprovação

Nele eu vou te explicar o passo a passo, em vídeos, de como ser um candidato de sucesso. Você vai dominar 100% das técnicas que ensino sobre como passar em concursos.

É indicado para quem estuda para qualquer concurso e não consegue estudar de maneira eficiente.

[Quer saber mais? Clique aqui e Acesse a Página do Curso]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *