6 super dicas: Ambiente de Estudo para Concursos

Opa, aqui é o Marcos. Você deseja melhorar a qualidade do seu ambiente de estudo para concursos públicos?

Nesse post eu vou apresentar dicas sobre os pontos que mais impactam a qualidade do local que você escolheu para estudar, são eles: o conforto, a iluminação, o foco na leitura, a temperatura, o suporte para livros, o silêncio e a organização.

Dica 1: Conforto

Sobre do seu ambiente de estudo, você precisa de uma cadeira confortável e que tenha encosto firme para sustentar as costas. É recomendável que o pés estejam apoiados no chão e que seus antebraços fique apoiados na altura da mesa.

Então, o conforto é muito importante para sua produtividade, por isso, deixa eu te falar uma coisa que você precisa evitar…

Não estude no sofá ou na cama, pois isso diminui a sua concentração e estimula o sono, prejudicando de forma considerável a produtividade do seu estudo.

Dica 2: Iluminação

É preferível a luz natural, mas caso isso não seja possível, tenha uma luminária específica na mesa de estudo. Essa luminária deve ser direcionada ao que você lê e não aos seus olhos.

Um ambiente mal iluminado pode dobrar o seu esforço para entender a matéria, acredite…

Dica 3: Foco na leitura

Quanto ao foco na leitura, caso tenha dificuldade, acompanhe com uma régua, pois assim você mantém a concentração, reduz o esforço da atividade e evita que se perca nas linhas, sobretudo quando a fonte do texto é muito pequena.

Caso você use o computador ou notebook para estudar, também recomendo que use óculos de leitura, uma vez que passar várias horas lendo ou assistindo aula, dependendo do brilho da sua tela, pode causar dores de cabeça e dificuldade de concentração.

Dica 4: Temperatura

Estudos mostram que os locais com temperaturas extremas (muito calor ou muito frio) causam desconforto e prejudicam muito a capacidade de concentração.

Dica 5: Suporte para livros

O suporte para livros trata-se de uma ferramenta que ajuda bastante para ajeitar sua postura e estimular o foco da leitura. É encontrado em papelarias.

Contudo, caso você estude pelo notebook, você pode optar para um suporte específico em que o computador fica inclinado.

Esse suporte é ideal para você que estuda muitas horas por dia, pois evita dores no pescoço e nas costas.

Dica 6: Silêncio

O ambiente de estudo sujeito ao mínimo de interferências externas e interrupções, é uma boa forma de aumentar a sua produtividade.

Mas preciso fazer uma grande observação…

Eu não indico o uso de abafadores de ruídos, pois você precisa criar o seu condicionamento para o dia do concurso. Em vários locais de prova ocorrem ruídos dos candidatos se alimentando, levantando várias vezes para ir ao banheiro, entre outros barulhos, não é mesmo?

Então preocupe-se em ter um ambiente sujeito ao mínimo de interferências, mas aprenda a lidar com um pequeno barulho ou outro. Essa é uma forma de criar o seu condicionamento.

2 Dicas Extras sobre o Ambiente de Estudo

Ainda sobre o ambiente de estudo, preciso te falar sobre a organização.

Organize a sua mesa e deixe separado para facilitar o acesso dos materiais que serão utilizados.

Além disso, uma alternativa para resolver alguns dos problemas que você tenha em seu ambiente de estudo é optar por estudar em bibliotecas…

Chegamos ao final do post, mas ainda preciso te dizer que você pode baixar meu Guia Essencial de Aprovação em Concursos, disponível gratuitamente por pouco tempo…

[Clique aqui e baixe AGORA]

Ou ainda, aproveite e acesse a postagem sobre 10 dicas rápidas e práticas, para acelerar a sua aprovação….

[Clique aqui e leia AGORA]

Um abraço,
Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *